Morador registra chuva congelada em Encruzilhada do Sul.

postado em 22 de jul de 2013 05:19 por webmaster
Morador registra chuva congelada em Encruzilhada do Sul Arquivo pessoal/Arquivo pessoalFonte Vanessa Kannenberg

vanessa.kannenberg@zerohora.com.br

Família ouviu os flocos baterem na janela e correu para fotografar Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Um morador de Encruzilhada do Sul registrou a queda de flocos de gelo na noite deste sábado, no interior do município do Vale do Rio Pardo. De acordo com especialistas da Somar Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia previsão de neve, mas o fenômeno ocorrido deve ter sido chuva congelada.

— Começou por volta das 23h. Nós estávamos na sala vendo televisão, quando ouvimos os flocos baterem na janela. Eles iam caindo e, quando chegavam no chão, derretiam. Corremos para fotografar — conta o piloto aposentado Ruben Azambuja, 71 anos, que assistiu ao fenômeno junto com a mulher e a filha.

Segundo ele, a chuva durou mais de uma hora, enquanto o termômetro que mantém no pátio de casa marcava 3ºC. Conforme Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia, embora o fenômeno possa ser facilmente confundido com neve, a probabilidade maior é de que a família tenha presenciado chuva congelada:

— No momento do evento as temperaturas estavam em torno de 6°C e o fato de os flocos derreterem ao chegar no chão, é característico de chuva congelada. Para ser neve a temperatura teria que estar próxima a 0°C e ontem, às 23h, nenhuma estação do Estado estava com temperatura próxima a 0°C.

Especialistas do Inmet confirmam o diagnóstico de Nadiara. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas devem cair ainda mais entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda, com o avanço de uma massa de ar polar. A previsão é de neve para pontos das serras gaúcha e catarinense e do norte do Rio Grande do Sul.


Qual a diferença entre neve e chuva congelada?

Segundo a meteorologista Nadiara Pereira, a neve ocorre quando os flocos saem da nuvem já congelados e se mantém flocos congelados até chegar ao chão, porque toda a camada da atmosfera está com temperatura próxima ou inferior a 0°C.

Já a chuva congelada ocorre quando as gotas se congelam durante "o caminho" entre a nuvem e a superfície. Isso ocorre porque nem toda a atmosfera está com temperatura de 0°C ou abaixo de 0°C, mas no momento que encontram uma camada muito fria elas congelam. Normalmente as gotas derretem rapidamente quando chegam ao chão.


Fonte http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/07/morador-registra-chuva-congelada-em-encruzilhada-do-sul-4207147.html

Comments